segunda-feira, 2 de junho de 2014

Viver Valendo

Um celular bipa.
- Ai, é a Paula, ainda discutindo sobre aquela história - Meg suspira. - Sabe, eu deveria estar brava com ela, porque eu só fiz um comentário e ela está surtando por nada - Meg desvia o olhar e mira a janela -, mas não estou. E isso me preocupa.
Camila olha para sua amiga, sem saber o que dizer e com medo de falar algo que a possa ofender. Antes que consiga pensar em algo, Meg desabafa:
- Sabe, Camila, eu acho que se é pra você estar com alguém, tem que ser pra valer. Tem que ser porque você gosta dessa pessoa, porque quando você olha pra ela teu corpo inteiro sorri; quando você recebe uma mensagem, não consegue reprimir aquela alegria de saber que o outro está pensando em você. E ao estar longe dela, tem que sentir saudades.
Camila fita sua amiga, refletindo se deve ou não dar sua opinião.
- Eu concordo com você, Meg. Lembra quando eu estava saindo com o Gabriel e sabia que não ia pra frente, mas não conseguia dizer adeus? Um professor me disse a mesma coisa que você, e acrescentou outras coisas, afinal, ele não sabia do Gabriel. Ele disse que se é pra viver, tem que viver valendo. Você quer algo, lute por isso, vá até o inferno, não desista. Você pode. Você consegue. E aí ele usou isso para a vida profissional e amorosa, e falou que nós estamos tão acostumados em aceitar o que aparece, que por vezes ficamos com as pessoas apenas para não ficarmos sozinhas, com medo de nos aventurar em algo novo. Não temos mais aquela alegria por estar com alguém especial. Apenas estamos com alguém. Apenas por estar. E a gente não precisa disso, não merece isso. A vida É curta, e ela está passando. Vá atrás do que você quer, profissional ou amorosamente falando. E quando pensar que achou alguém, tenha certeza de só ficar com ela enquanto vocês se fizerem felizes, enquanto houver aquela alegria de estar ao lado um do outro. Quando isso acabar, não hesite, diga adeus e volte para a sua caminhada. Dali dois passos você vai encontrar um novo alguém.
Camila se cala por uns segundos, e olhando fraternalmente para sua amiga, conclui:
- Meg, eu não sou a melhor pessoa para dar conselhos, veja como está a minha vida - Meg então sorri -, mas eu acho que se você está sem ânimo, talvez devesse rever a relação de vocês. Às vezes as coisas mudam, os sentimentos mudam, as pessoas mudam. E geralmente pra melhor. Você só tem que ter coragem de enxergar isso. E ei, se as coisas ficarem feias, eu estarei aqui.
Dizendo isso, Camila sorriu para Meg, e elas seguiram em direção à próxima aula.